4 mitos sobre o aparelho ortodôntico
O assunto aparelho ortodôntico gera muitas dúvidas, mas também há quem tenha certeza absoluta sobre como funciona o tratamento e suas características. Mas esse tema não é tão simples quanto parece, muitas informações incorretas acabam circulando e influenciando a decisão de buscar profissionais para alinhar os dentes.
Por isso, listamos alguns mitos sobre o aparelho ortodôntico. Confira cada um deles e não caia em tudo o que dizem por aí. O ideal é sempre procurar especialistas qualificados e fazer uma avaliação.
Mito 1: Passei da idade de colocar aparelho
Não existe idade máxima para alinhar os dentes. A movimentação dos dentes acontece ao longo da vida e, mesmo em adultos e idosos, compromete a saúde bucal e pode deixar a dentição torta. Por isso, o uso de aparelho ortodôntico é essencial.
Para quem não tem boa saúde óssea, como ter osteoporose (enfraquecimento dos ossos), é necessário um tratamento mais cuidadoso, que pode envolver enxerto ósseo, maior tempo de recuperação do paciente e até um tratamento multidisciplinar, em que o ortodontista tenha contato com o médico que já acompanha o paciente, como ortopedistas e reumatologistas.
Mito 2 – O aparelho ortodôntico provoca cáries
Essa é uma informação que circula bastante, mas está longe de ser verdade. O que provoca cárie é a má higienização dos dentes e do aparelho. Enquanto estiver no tratamento é preciso ter cuidados extras na limpeza da boca, para que nenhum resto de alimento fique preso.
É recomendável usar escova de dente ortodôntica, fio dental específico para aparelho e enxaguante bucal, além, claro, de não faltar às consultas com o dentista para manutenção do aparelho.
Mito 3: Depois do tratamento os dentes entortam, por isso não adianta usar aparelho
Ao longo da vida a arcada dentária passa por movimentações, mas isso não significa que o uso do aparelho ortodôntico não seja necessário. O problema está na relutância que muitos pacientes têm em usar o aparelho de contenção, usado assim que o aparelho ortodôntico é retirado.
O modelo de contenção tem a função de criar nos tecidos e ossos da boca uma sobre a nova posição em que devem ficar. O risco dos dentes entortarem é extremamente baixo. Se a contenção não for feita, eles naturalmente vão se movimentar para a posição original, acarretando a motivação dos dentes.
Mito 4 – O tratamento sempre demora para mostrar resultados
Essa não é uma verdade absoluta. O tempo do tratamento sempre vai depender das condições dos dentes e da saúde bucal da pessoa. Casos complexos, em que a arcada dentária está muito torta e já afetou muito a posição do maxilar, pode levar cerca de três anos para chegar ao resultado final: dentes alinhados. Já para casos mais simples, o tratamento pode ser bem mais rápido. Como já dissemos, é fundamental consultar um dentista para que o seu caso seja avaliado e o melhor tipo de aparelho e tempo de uso sejam definidos.
Agora que você já conheceu os principais mitos sobre aparelho ortodôntico, conte com a Clifame para cuidar do seu sorriso e o sorriso da sua família. Entre em contato por telefone, WhatsApp ou pelo site e agende agora a sua avaliação. Aproveite para conhecer nossas redes sociais e ficar por dentro dos conteúdos sobre saúde bucal.
Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
Agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv