Conheça as 6 doenças bucais mais comuns

Designed by Freepik

A Clifame listou os principais problemas que levam os pacientes à clínica odontológica. Veja quais são eles e como evitá-los

Que o sorriso é o cartão de visita mais eficiente, todo mundo já sabe, mas não é apenas um sorriso bonito que está em questão quando nos falamos em higiene bucal. A boca é a porta de entrada para bilhões de bactérias e algumas delas podem ser responsáveis até mesmo por doenças graves.

O acompanhamento periódico com o dentista é recomendado não apenas para solucionar ou tratar problemas já existentes, mas principalmente para prevenir de maneira eficiente uma variedade de problemas. Neste texto você vai conhecer as principais doenças odontológicas, seus sintomas e tratamentos.

Cáries

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) esta é a doença não contagiosa mais comum no mundo e afeta entre cerca de 60% e 90% das crianças em idade escolar e quase 100% dos adultos.

Sintomas: caracterizada pela aparição de pequenos orifícios na estrutura dentária, a cárie pode ou não ter coloração escura.

O que é: A cárie nada mais é do que uma infecção bacteriana que se instala na dentição de crianças e adultos. O acúmulo de resíduos alimentícios nos dentes forma a placa bacteriana que, por sua vez, corrói o esmalte do dente e vira uma cárie. Em sua fase inicial, a cárie pode ser ou não dolorosa. Já em casos mais avançados, os elas podem destruir a polpa do dente e a afetar os nervos, como resultado, o paciente sofre com dor.

Possíveis causas: Má higienização dos dentes

Tratamentos: O primeiro passo é ir ao dentista para que ele possa remover a cárie e instruir sobre a escovação e a higienização bucal de maneira mais eficiente.

Gengivite

Quase tão comum quanto a cárie, segundo a OMS, a gengivite atinge cerca de 90% da população mundial e é a principal responsável pela perda dentária.

Sintomas: Gengivas excessivamente avermelhadas, sensíveis, inchadas e que sangram durante a escovação podem indicar a gengivite. Além das gengivas, em casos mais avançados, o paciente também apresenta a sensibilidade nos dentes.

O que é: A gengivite é a inflamação e degeneração dos tecidos de proteção da dentição; a gengiva.

Possíveis causas: A má higienização bucal é a principal causa, mas pode haver outros motivos, como baixa imunidade.

Tratamentos: O principal tratamento da gengivite é  reforçar a higiene bucal, aumentando a periodicidade da escovação e do uso de fio e enxaguantes bucais. Em caso de intervenções profissionais, o dentista pode realizar a limpeza de maneira mais profunda e aplicar produtos que previnam ou reduzam a formação da placa bacteriana. Dependendo do caso, pode indicar o uso de medicamento anti-inflamatório.

Tártaro

O tártaro nada mais é do que a placa bacteriana calcificada, que pode se alojar apenas na superfície visível dos dentes ou mesmo sob a gengiva.

Sintomas: Aparecimento de “pequenos” manchas amarelas ou marrons entre a gengiva e o dente.

O que é: Quando a placa bacteriana não é removida de maneira eficiente na escovação diária, ela endurece e forma o tártaro, também conhecido como cálculo dental.

Possíveis causas: Higienização insuficiente e prolongada da região de encontro entre o dente e a gengiva.

Tratamentos: O processo de limpeza do tártaro é realizado pelo dentista, já que a camada dura apresenta difícil remoção. O tratamento é normalmente indolor e o dentista utiliza instrumentos e técnicas para descolar o tártaro do esmalte dental.

NÃO ESPERE O PROBLEMA FICAR GRAVE. CLIQUE AQUI E AGENDA UMA AVALIAÇÃO NA CLIFAME

Periodontite:

Conforme dados da OMS, cerca de 15% da população mundial sofre com a periodontite que, na realidade, é a evolução da gengivite.

Sintomas: Gengivas e dentes muito sensíveis, formação de bolsas de pus na margem ou sob a gengiva e acúmulo de resíduos alimentares que se concentram ao redor e avançam para dentro da gengiva. Em casos mais avançados, pode ocorrer a alteração da posição dos dentes, amolecimento e queda.

O que é: A periodontite é uma inflamação severa da gengiva e das estruturas dentárias, ocasionando lesões e desgastes irreversíveis nos ossos, tecidos e ligamentos.

Possíveis causas: Má higienização e falta de tratamento do sintomas anteriores à periodontite, como a sensibilidade, a vermelhidão o sangramento e o inchaço da gengiva.

Tratamentos: O tratamento da periodontite é contínuo. Em alguns casos, podem ser necessárias até mesmo intervenções cirúrgicas para a remoção do excesso de tecido mole (quando a gengiva cresce sobre os dentes) e enxerto ósseo. De maneira geral, a limpeza e o uso de medicamentos que contenham a inflação também são importantes para a melhora do paciente.

Halitose

A halitose (mau hálito) é um problema que incomoda milhares de pessoas ao redor do mundo.

Sintomas: Mau cheiro bucal

Possíveis Causas: Higiene precária e acúmulo de resíduos alimentares e bactérias que fermentam esses resíduos e geram o mau cheiro. Outra possível causa são os problemas estomacais, quando o mal cheiro não é da boca mas sobe do estômago. Neste caso, o paciente deve procurar um gastroenterologista.

Tratamentos: Intensificação da higiene bucal e acompanhamento de um profissional dentista.

Apinhamento dental

O apinhamento dental é muito comum e se caracteriza por um sorriso irregular, com os dentes que cresceram uns sobre os outros por falta de espaço.

Sintomas: Sorriso com aparência desproporcional e irregular, dentes visivelmente tortos ou muito inclinados para a frente, podendo dificultar a mastigação.

O que é: Dentes tortos, encavalados e desalinhados.

Possíveis causas: Entre as causas do apinhamento dental estão questões genéticas e físicas, como o tamanho da mandíbula e outros fatores, como respiração bucal (respirar pela boca), bruxismo (fricção continuada dos dentes).

Tratamentos: Acompanhamento periódico com o dentista e utilização de aparelho ortodôntico.

O seu sorriso não deve ser apenas bonito, o mais importante é ter uma boca saudável. A maioria dos problemas bucais são comuns, mas poderiam ser combatidos com uma boa higiene bucal. O melhor remédio é a prevenção, por isso, consulte o seu dentista periodicamente e mantenha sua higiene bucal em dia.

Notou alguns dos sintomas listados? Na Clifame você tem atendimento especializado e de baixo custo. Conheça aqui os nossos serviços agende já o seu atendimento.

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv