Agende online uma avaliação com nossos Dentistas.

Um sorriso perfeito e saudável faz bem para a saúde e para a alma. Além de todos os benefícios para a mastigação, fala, dicção e até respiração, muda para melhor a nossa autoestima e o relacionamento com outras pessoas. Tudo isso sem falar que uma boa risada estimula o cérebro a produzir substâncias que promovem […]

Sorriso bonito e dentes alinhados.

Tratamento ágil, eficiente e ambiente moderno e alegre.

Um sorriso perfeito e saudável faz bem para a saúde e para a alma. Além de todos os benefícios para a mastigação, fala, dicção e até respiração, muda para melhor a nossa autoestima e o relacionamento com outras pessoas. Tudo isso sem falar que uma boa risada estimula o cérebro a produzir substâncias que promovem o bem-estar. Um dos tratamentos mais eficazes para ter o sorriso dos sonhos é o uso do aparelho ortodôntico.

Preciso usar aparelho?

A maioria das pessoas precisa usar aparelho ortodôntico e os motivos não são somente estéticos. Via de regra, pacientes procuram dentistas especialistas em Ortodontia em busca de um sorriso mais bonito e confiante, que proporcione benefícios para a autoestima. Já é uma causa importante, mas não é só isso.

Dentes sobrepostos, apinhados, afastados ou tortos

Dentes tortos prejudicam o sorriso, afetam a autoestima e o relacionamento interpessoal, já que a aparência dos dentes é fundamental para a imagem pessoal. Pessoas insatisfeitas com o sorriso riem com menor frequência e evitam fotografias.

Além das razões estéticas, os dentes tortos podem comprometer a qualidade da fala, com efeito “língua presa”, afetando o convívio e o bem-estar social.

Uma parte dos casos de desalinhamento é visível, quando há dentes nitidamente fora da posição correta, sobrepostos ou afastados em excesso. Porém, há casos mais sutis e menos perceptíveis visualmente.

Quando os dentes estão muito próximos, causam desconforto durante a higienização, principalmente na hora de passar o fio dental. Esse é um sinal de alerta: dentes com pouco espaço aumentam a proliferação de cáries e causam mau hálito. Além disso, o acúmulo de placa bacteriana desgasta o esmalte e pode causar doenças na gengiva.

Problemas de mordida

Denomina-se “mordida” a forma pela qual os dentes superiores e inferiores se encaixam quando a boca está fechada. Pessoas com mau encaixe da arcada dentária possuem problemas de mordida que podem ser corrigidos com o aparelho ortodôntico.

O que aparentemente parece não incomodar pode trazer consequências nada agradáveis. A mordida inadequada (seja profunda, cruzada ou aberta) gera um desgaste irregular dos dentes, problemas de mandíbula e dores de cabeça, falhas na fala, na respiração e na mastigação.

Espelho, espelho meu

Para fazer uma autoavaliação prévia e saber se você precisa de um aparelho, observe seu sorriso e identifique se há ocorrência de dentes sobrepostos, girados ou muito afastados. Ao passar o fio dental, certifique-se de que não há dificuldade em passar o fio dental entre os dentes. Se o fio ficar preso, é sinal de que você precisa consultar um dentista.

Faça o movimento de mordida, fechando a boca e observando se os dentes superiores cobrem totalmente os dentes inferiores. Se isso acontecer, significa que você tem uma mordida profunda, que pode ser corrigida com uso de aparelho. Observe também se sua mandíbula/queixo aparece projetada para frente ou se os dentes superiores não encostam nos inferiores.

Além disso, se você ronca, tem histórico de bruxismo ou língua presa, pode ser que você precise usar aparelhos. Mas, é claro, o mais importante é consultar um dentista especialista em Ortodontia e tirar todas as dúvidas, com uma avaliação profissional.

Avaliação com o Dentista

Para ter certeza de que o uso é necessário, é fundamental procurar um ortodontista de confiança. O profissional vai fazer uma avaliação para identificar a necessidade do tratamento e qual o melhor tipo de aparelho para o paciente. Depois disso, serão feitos exames da arcada dentária para saber a posição de cada um dos dentes e, finalmente, colocação do aparelho. O objetivo fazer com que os dentes fiquem no lugar certo.

Quanto tempo dura o tratamento?

A ansiedade para retirar o aparelho e olhar o resultado é algo normal entre os pacientes. A maioria das pessoas quer saber quando o tratamento vai acabar antes de mesmo do início. Entretanto, não é possível dar um prazo e, sim, uma previsão – que pode ser modificada com o tempo. Vale lembrar que a disciplina do paciente é fundamental para o bom andamento do processo. Se não faltar às consultas e seguir à risca as recomendações para manutenção do aparelho, o tratamento pode ser finalizado em cerca de dois anos, nos casos mais simples, até 5 anos nos casos mais complexos.

Como funciona o tratamento?

Para que o tratamento ocorra perfeitamente, é importante à risca a manutenção. O tempo de revisão vai depender do tipo de aparelho. Quando é fixo convencional, com o fio preso nas borrachinhas, é necessário ir ao ortodontista uma vez por mês. Se acontecer algo de errado, como o descolamento de uma peça, não tente resolver o problema, procure o dentista imediatamente. Ele vai fazer os ajustes necessários sem comprometer o aparelho e a saúde bucal do paciente.

Durante a manutenção mensal, podem ser feitos os seguintes passos:

  • Verificação dos movimentos de acordo com a última manutenção;
  • Troca do fio ortodôntico e borrachinhas;
  • Colagem de alguma peça solta;
  • Verificação da higiene bucal;
  • Instalação de novos arcos ortodônticos;
  • Acompanhamento da evolução do tratamento.

Durante as manutenções, também é recomendada a troca das famosas borrachinhas. Além de dar cor ao aparelho, elas são responsáveis por segurar o fio nos brackets, fazendo o dente se movimentar. A constante mastigação faz com que elas percam a força e deixem de exercer sua função

O grande dia

Assim que a primeira fase do seu tratamento chegar ao fim e seu aparelho fixo for removido, será instalada a contenção, que pode ser fixa ou removível. Ela tem o objetivo de manter o resultado e a posição final dos dentes alinhados por mais tempo; por isso, é fundamental usá-los conforme a orientação do seu ortodontista. Depois dessa etapa, chega o grande momento de estrear seu novo sorriso!

Unidades Disponíveis:

CURITIBA CENTRO – R. Conselheiro Laurindo 73 | (41) 3223-1262