Agende online sua consulta com Psiquiatria.
A psiquiatria é a especialidade que faz o estudo, o diagnóstico e o tratamento de transtornos e doenças mentais e de comportamento.
Cuidado com sua saúde mental e bem estar
O que um psiquiatra faz
O psiquiatra é o profissional graduado em Medicina e especializado em Psiquiatria. Ele tem amplo conhecimento sobre o funcionamento de todo o organismo, incluindo a mente, e está habilitado a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças psiquiátricas.
Depois de avaliar o paciente, o psiquiatra pode sugerir tratamentos que empregam medicamentos, psicoterapia ou uma combinação desses dois recursos.
A necessidade de tomar ou não medicamentos depende da natureza e da intensidade dos sintomas da pessoa, podendo incluir antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores do humor e estimulantes, entre outros.
Quando procurar um psiquiatra
Mesmo transtornos muito leves são capazes de trazer prejuízos a diversas áreas da vida, seja consigo mesmo, nos relacionamentos com a família, os amigos e o parceiro ou no trabalho. Assim, alguns exemplos de quando procurar um psiquiatra são:
- Suas reações a acontecimentos positivos ou negativos são desproporcionais;
- Sua tolerância a incômodos do cotidiano é muito baixa;
- Você não consegue controlar a raiva ou outras emoções;
- O uso de uma substância está trazendo problemas ao seu dia a dia;
- Você não consegue parar de praticar um comportamento;
- Você tem medo de coisas e situações inofensivas;
- Você tem pensamentos autodestrutivos.
O que o psiquiatra trata
O psiquiatra trata todos os desequilíbrios orgânicos e funcionais que possam causar algum tipo de sofrimento mental, sejam eles uma doença psiquiátrica propriamente dita ou um conjunto de sintomas, incluindo:
- Autismo;
- Compulsões (por comida, internet, jogos eletrônicos, jogos de azar, sexo);
- Dependência de substâncias (álcool, cocaína, nicotina, medicamentos);
- Esquizofrenia;
- Estresse pós-traumático;
- Síndrome de Burnout;
- Somatização;
- Transtornos alimentares (anorexia, bulimia);
- Transtornos de ansiedade (ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social, outros tipos de fobia);
- Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
- Transtornos de personalidade;
- Transtornos do humor (depressão, distimia, transtorno bipolar, comportamento suicida);
- Transtornos do sono-vigília.
O que dizer ao psiquiatra na consulta
Se você nunca foi a esse médico antes, pode estar em dúvida sobre como é a primeira consulta no psiquiatra e o que falar para ele. É natural ficar com receio, mas saiba que, antes de tudo, se trata de uma consulta médica como outra qualquer.
Por isso, a consulta geralmente começa com uma entrevista (anamnese) na qual o psiquiatra vai perguntar sobre sua vida em geral, incluindo relacionamentos familiares e pessoais, trabalho, atividades de lazer, hábitos de saúde e histórico de doenças.
Nessa conversa, o psiquiatra também vai perguntar sobre seus motivos para estar ali. Este é o momento em que você deve relatar suas queixas (como tristeza, angústia, ansiedade, raiva, sonolência, compulsões etc.).
É recomendável levar uma lista com os sintomas, quando eles surgiram, com que frequência eles aparecem e se existe alguma situação que causa alívio ou piora, de modo a não se esquecer dos principais pontos a serem mencionados.
Unidades Disponíveis:
CURITIBA CENTRO – R. Conselheiro Laurindo 73 | (41) 3223-1262
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – R. Mal. Deodoro da Fonseca, 300 | (41) 3587-0939