Você sabe o que é o Outubro Rosa?

Saiba mais sobre a campanha mundial que luta contra o câncer de mama

Já tradicional no calendário do Brasil e do mundo, o Outubro Rosa é uma campanha para conscientizar a população sobre os riscos de câncer de mama e, sobretudo, a importância do diagnóstico precoce da doença. O nome da ação remete à cor do laço que se tornou símbolo da luta pela prevenção do câncer de mama. É por isso que durante o mês diversas empresas e instituições iluminam a fachada de rosa ou criam ações destacando essa cor. Neste post, a Clifame explica mais sobre a doença e suas formas de prevenção e diagnóstico.

O Câncer de Mama: o que é e quais são as causas

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Trata-se de um tumor maligno que se desenvolve nas mamas. Só em 2019, foram estimados 59.700 casos novos no Brasil. De acordo com a entidade, são vários os motivos que podem acarretar a doença: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente. E vale lembrar: homens também pode ter câncer de mama, apesar de ser um índice muito menor. Em 2017, foram registradas 16.927 mortes causadas pelo câncer de mama, sendo 16.927 mulheres e 203 homens.

Sintomas

Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);
Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Prevenção

Recomenda-se manter hábitos saudáveis, praticar exercícios regulares, manter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e cigarro. Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com essas medidas.

Autoexame

Prestar atenção no próprio corpo para perceber sinais de alteração também é fundamental. Por isso, recomenda-se fazer o autoexame regularmente (lembrando que ele não dispensa o acompanhamento médico). A Federação Brasileira das Associações de Obstetrícia e Ginecologia recomenda fazer da seguinte maneira:

Deitada – Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

Em pé, na frente do espelho – Inspecione as mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços e coloque as mãos na cabeça. Fique atenta se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou nos mamilos. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração. Por último, esprema o mamilo de maneira delicada e veja se sai secreção. Importante que alterações na pele, no bico do seio, a presença de nódulos espessamentos e de secreções mamárias não significam necessariamente a existência de um tumor.

Mamografia

A mamografia é o melhor exame para detectar o câncer de mama. Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a visualizar uma possível existência de nódulos nos seios. Além da mamografia, outros exames como a ultrassonografia e a ressonância podem ser solicitados para auxiliar no diagnóstico definitivo. Quando uma alteração é percebida, o médico solicita uma biópsia, que consiste na coleta de uma partícula do tumor. Esse tecido é avaliado por um especialista, que vai diagnosticar se a incidência é ou não um câncer.

Na Clifame você encontra profissionais de confiança para fazer acompanhamento contínuo e cuidar da sua saúde. Nossas clínicas também realizam exames, como a mamografia. Até dia 15 de novembro, a mamografia e a ecografia mamária terão descontos especiais: R$ 75 e R$ 65 cada. Clique aqui para fazer o seu agendamento.

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zF