Conheça os exames que toda mulher precisa fazer

Alguns procedimentos devem fazer parte da rotina feminina independentemente da faixa etária; saiba quais exames não podem ficar de fora do seu radar

Ir ao médico apenas quando sente dores, desconforto ou mudanças no organismo infelizmente é um hábito comum. Neste sentido, as mulheres em geral são muito mais cuidadosas que os homens. Mas você sabe exatamente quais exames de rotina devem ser realizados todos os anos?

Existem diagnósticos clínicos que devem ser checados e avaliados pelo médico com maior periodicidade e são fundamentais para prevenção de doenças graves, como o câncer do colo do útero e da mama que, se identificados no início, apresentam maior chance de cura. O melhor é que esses procedimentos são simples e indolores. Conheça os principais exames da rotina da mulher e saiba como deixar sua saúde em dia de maneira prática.

Preventivo – Papanicolau

Exame responsável pelo diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, o papanicolau é fundamental para a prevenção, pois também pode revelar outras alterações na região uterina. O exame é simples e o material pode ser coletado durante a consulta ginecológica.

Mamografia

Além do autoexame, que a mulher pode fazer sozinha, em casa, faz parte dos cuidados com câncer de mama a ecografia mamária, um exame mais preciso, capaz de identificar células cancerígenas em fase inicial – o que é impossível no autoexame. O diagnóstico precoce já ajudou a salvar a vida de muitas mulheres que passaram pelo tratamento e superaram a doença. Toda mulher deve realizar a mamografia uma vez por ano, mas o cuidado deve ser redobrado após os 40.

Consultar o ginecologista: toque vaginal e mamas

Após a primeira menstruação e principalmente após o início da vida sexual, visitar o ginecologista uma vez por ano é item obrigatório para as mulheres. Esse profissional de saúde é quem vai orientar sobre as principais dúvidas relacionadas à saúde íntima, dúvidas sobre ciclo menstrual, cólicas, fertilidade, métodos contraceptivos, gestação, parto e menopausa (saiba mais sobre os sintomas da menopausa).

O médico ginecologista é o especialista na saúde feminina e que acompanha todas as fases da mulher. Além disso, durante as consultas o médico pode fazer o exame de toque vaginal e das mamas, verificando presença de nódulos, por exemplo, além de secreções indesejadas na área vaginal (clique aqui e tire suas dúvidas sobre os tipos de corrimento).

Clique aqui, agende sua consulta com ginecologista e tire todas as dúvidas.

Laboratoriais

Além da saúde íntima, a mulher também deve estar atenta a exames de rotina que auxiliam na verificação do funcionamento de outros órgãos e no check-up que previne doenças como diabetes. É importante consultar um clínico geral que irá recomendar exames de sangue para avaliar os níveis de glicemia no sangue; ou seja, a quantidade de açúcar na corrente sanguínea, que indica as chances de desenvolvimento do diabetes. Os exames de sangue também são importantes para controlar o nível de colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática). O médico também poderá solicitar o exame de urina.

Serviço – Clifame

Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262 | www.facebook.com/clifame | www.clifame.com