Como funciona a manutenção do aparelho ortodôntico

manutenção do aparelho ortodôntico

As consultas para a manutenção do aparelho ortodôntico são parte essencial para o sucesso do tratamento e a conquista do sorriso perfeito

Você já viu aqui no blog da Clifame que a maioria das pessoas precisa usar aparelho ortodôntico por motivos estéticos ou para solucionar problemas de saúde que incluem aspectos de fala e dicção, qualidade do sono e mastigação.

Uma das principais dúvidas de quem considera o uso do aparelho, é quais são os cuidados necessários do início ao término do tratamento e, mais especificamente, como funciona a manutenção do aparelho ortodôntico, que exige visitas periódicas – semanais, quinzenais ou mensais – ao dentista. Neste post, a gente vai tirar todas as suas dúvidas.

O que é a manutenção do aparelho ortodôntico

A definição do tempo que cada pessoa precisa para alinhar os dentes varia de acordo com a característica da dentição e os problemas que precisam ser corrigidos, mas o que é certo é que o tratamento depende de manutenção. 

Os aparelhos, sejam eles fixos ou móveis, são feitos sob medida e precisam ser ajustados periodicamente. A cada consulta, o dentista verifica se há algum defeito e deixa o aparelho mais apertado, para gerar movimentação dos dentes. Nos modelos fixos, esse ajuste é feito no braquetes. Já nos modelos móveis, é comum fazer a troca do aparelho por opções mais justas.

A manutenção do aparelho ortodôntico dói?

Muitos pacientes se queixam de incômodo depois da manutenção. É normal sentir algum desconforto, já que a posição dos dentes é levemente forçada. Caso a dor seja forte, o ortodontista pode receitar analgésicos. Também é recomendável comer alimentos leves e moles logo após a manutenção. Assim, o desconforto passa mais rápido.

A importância da manutenção contínua

Se a manutenção significa ajustar o aparelho para que os dentes fiquem totalmente alinhados, faltar à consulta só vai atrasar e prejudicar o tratamento. Sem a manutenção adequada no aparelho ortodôntico, os dentes podem voltar para a posição inicial, o que vai demandar mais consultas e mais gastos. Portanto: siga as recomendações fielmente.

Cuidados em casa

A higiene oral também é essencial para o tratamento ortodôntico e faz parte das etapas fundamentais para manter a durabilidade do aparelho. Mesmo que os alimentos possam ficar presos nos braquetes, é possível manter seus dentes e o aparelho limpos durante o tratamento, seguindo algumas orientações básicas.

  • Escove os dentes e as gengivas após cada refeição. Se você não conseguir escovar os dentes após uma refeição, certifique-se de enxaguar bem a boca com água.
  • Use uma escova interdental para limpar suavemente o espaço entre o fio e os dentes.
  • Use fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência, antes de dormir. Isso evitará que a placa dentária permaneça nos dentes ou entre eles durante a noite. 
  • Em alguns casos, um enxágue bucal com flúor pode ser prescrito para complementar sua higiene oral.

 Lembre-se: A higiene inadequada em casa e as consultas perdidas podem resultar em cáries, descalcificação, descoloração dos dentes, gengivite, entre outras doenças bucais. 

Agende sua avaliação com a Clifame e receba o orçamento para deixar o seu sorriso perfeito. 

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame

www.clifame.com.br

Agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy

Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv