Tire suas dúvidas sobre a extração do siso

Imagem Designed by Freepik

Procedimento comum nos consultórios odontológicos, a remoção do “dente do juízo” depende da indicação do dentista e exige cuidados pós-operatórios

Popularmente conhecidos como dentes do juízo, os sisos são os últimos dentes a nascerem. Em geral, eles aparecem por volta dos 18 anos de idade, depois da adolescência, mas há casos em que eles dão os primeiros sinais em outras fases da vida. Você sabe qual a função do siso e porque os especialistas recomendam a extração? A Clifame explica:

Afinal, o que é esse tal de siso?

Os dentes do siso são aqueles que ficam bem no fundo da arcada dentário, os terceiros molares. Nos primórdios, homens e mulheres usavam esses dentes para triturar comidas cruas e muito duras. Com o passar do tempo, a alimentação humana incluiu ingredientes cozidos e macios, fazendo com o que o dente do siso ficasse cada vez menos necessário. Com tanta evolução, o siso virou sinônimo de problemas para a maioria das pessoas.

O que gera as dores?

Por ser o último dente permanente a nascer, o siso nem sempre encontra espaço suficiente na boca. O resultado disso é que ele pode crescer preso na gengiva e torto, o que causa dores, inchaços. Além disso, pode comprometer o alinhamento de toda a arcada dentária.

Higiene

Quando o assunto são os sisos, ainda existe outro desafio: a higienização. Formato, posição e localização dificultam muito a escovação, o que gera acúmulo de resíduos alimentícios e, consequentemente, as famosas cáries, além de outros problemas, como a gengivite.

A extração do siso é obrigatória?

Não necessariamente, mas essa decisão sempre deve partir de um especialista, depois de uma avaliação. Em geral, os dentistas recomendam extrair o siso nos casos  em que o processo de rompimento da gengiva é insuportável para o paciente ou quando o dente desponta em ângulo inapropriado podendo comprometer o alinhamento dos outros dentes. Como já vimos, isso acontece com a maioria dos pessoas.

Precisando de um dentista? Agende agora mesmo sua avaliação em uma das unidades da Clifame

Como a cirurgia é feita?

A extração dura cerca de 30 minutos por dente. Dependendo do grau de complexidade (posicionamento dos dentes, fase de desenvolvimento e etc.) é possível extrair todos os terceiros molares e um só dia. O cirurgião-dentista começa fazendo uma anestesia local para, em seguida, fazer um pequeno corte na gengiva. Os próximos passos são retirar o dente e finalizar o procedimento com uma sutura. A remoção também pode ser feita antes mesmo do siso nascer. Nesse caso, o profissional retira o osso que recobre o dente.

Recuperação

A extração do siso requer repouso e cuidados no período pós-operatório. Depois de removidos os dentes, o paciente deve manter uma dieta pastosa ou líquida (sopas e afins) e rica em alimentos e bebidas geladas, para auxiliar na cicatrização e diminuir o inchaço.

Pequenos sangramentos podem ocorrer nas primeiras 24 horas após cirurgia. Nesse caso, o dentista pode recomendar a limpeza do local com uma gaze. A cicatrização completa leva cerca de uma semana.

Conte com a Ciflame para a sua avaliação e extração dos sisos. Nossos profissionais são especializados e oferecem um serviço que cabe no seu bolso.

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv