Conheça os tipos de facetas dentais e os benefícios de cada um

tipos de facetas dentais

Saiba quais são as vantagens de cada tipo e descubra o mais adequado para você 

Quem não sonha em olhar no espelho e se deparar com um sorriso branquinho e perfeitamente alinhado? Um dos procedimentos que podem te ajudar a alcançar o sorriso desejado é o uso das facetas dentais, conhecidas popularmente como lentes de contato dentárias. As facetas são próteses finas idênticas aos dentes, que são colocadas sobre eles, dando uma aparência mais agradável e alinhada. Os benefícios do procedimento vão além da estética, já que ajudam a minimizar o desgaste dos dentes, o acúmulo de sujeira e de placas bacterianas. 

Tipos de facetas dentais

Se você está pensando em realizar o procedimento, vai encontrar dois tipos de facetas: de resina ou porcelana. Apesar de terem o mesmo aspecto, os dois materiais têm muitas diferenças entre si. 

  • Resina

As facetas de resina são utilizadas principalmente em pacientes que querem corrigir problemas na cor e na forma dos dentes. A vantagem que mais se destaca nessa técnica é o preço, já que é muito inferior à técnica feita com porcelana. Além disso, o processo de instalação das facetas de resina pode ser realizado em uma única consulta, não precisa fazer molde anterior à colocação e o resultado estético é muito satisfatório. Porém, se comparado com a porcelana, a resina é menos resistente e pode manchar ou perder a cor com o tempo. 

  • Porcelana

As facetas de porcelana, assim como as de resina, são utilizadas para corrigir a forma e a cor dos dentes. No entanto, o procedimento exige muito planejamento e maiores cuidados do dentista no processo de aplicação, já que o processo é irreversível. Entre as vantagens da porcelana estão a maior resistência do material se comparado a outras técnicas. Duram muito tempo – cerca de 25 anos – e resistem mais tempo contra o amarelamento e a perda de brilho. Entre as desvantagens estão o preço, que é bem mais elevado que o material de resina, e os desgastes que ocorrem no dente ao longo do tempo são irreversíveis. 

Quem não pode usar as facetas dentais

O procedimento não é indicado para pessoas que têm bruxismo, mania de ranger os dentes durante a noite, ou hábitos de roer unhas, lápis e canetas. Além disso, as facetas não são indicadas quando:

– O paciente tem dentes fracos ou com perigo de cair;

– O esmalte do dente está danificado;

– Em casos de má oclusão dental grave. 

Cuidados 

Após colocar as facetas, é preciso tomar alguns cuidados além da higiene bucal básica:

– Não roer unhas ou pontas de lápis;

– Ir ao dentista, pelo menos, duas vezes ao ano; 

– Passar fio dental pelo menos uma vez ao dia; 

– Evitar alimentos com quantidades grandes de corante, como chás escuros, chocolate ou café, já que podem escurecer os dentes. 

Que tal conquistar o sorriso perfeito? Nós podemos te ajudar! Não perca mais tempo e marque uma consulta com os especialistas da Clifame. 

Serviço – Clifame

Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba

(41) 3223-1262

https://www.facebook.com/clifame

www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:

Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy

Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL

SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv