Saúde bucal: como tratar a gengivite

Se não receber intervenção adequada, a doença pode evoluir e causar a perda dos dentes

Você já deve ter lido aqui no blog Clifame nossa explicação sobre o que é gengivite. Se ainda não viu, nós lembramos. Doença relativamente comum, a gengivite é uma doença que causa problemas na gengiva, como vermelhidão, mau hálito e sangramento. O mais preocupante é que, se não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, doença que pode até causar perda dentária. Para evitar complicações, a Clifame traz tudo o que você precisa saber para tratar o problema e manter a saúde do seu sorriso em dia.

Os primeiros sinais

Nem todo mundo tem o costume de reparar na aparência da gengiva, mas essa atitude pode ser determinante para prevenir situações indesejadas. Se você nota que ela sangra com facilidade (ao escovar os dentes, por exemplo), que ela está com aspecto inchado e muito vermelha ou, ainda, que está mais sensível às temperaturas muito altas ou mais baixas, é hora de acender o alerta. A gengiva pode estar infeccionada pelo acúmulo de placas bacterianas – restos de alimentos e bactérias. Além desse, existem outros fatores que podem desencadear o problema, como a má higienização dos dentes, a falta do acompanhamento de um dentista, o fumo, a dentição desalinha (o que dificulta a limpeza), o diabetes, o uso de determinados tipos de medicamentos ou até a gravidez, devido às mudanças hormonais.

Tratamento

Fazer visitas regulares ao consultório odontológico é a maneira mais fácil de evitar infecções na gengiva, mas se a doença aparecer pode ser tratada. O primeiro passo é procurar um dentista para que ele faça o exame clínico que permitirá fazer o diagnóstico correto e identificar a causa da gengivite. A partir disso, ele poderá definir o melhor procedimento para o paciente. O objetivo será desinflamar a gengiva até que fique restabelecida por completo. Alguns procedimentos comuns, a depender do grau de gengivite:

Polimento: Limpeza realizada para remover toda placa bacteriana dos dentes

Raspagem: Procedimento mais profundo feita manualmente ou com o auxílio de um instrumento para retirar a sujeira acima ou abaixo da linha gengival. Em geral, tanto o polimento quanto a raspagem não dóem, mas se a sensibilidade do paciente estiver muito alta, uma anestesia local pode ser feita.

Nos casos mais graves, o dentista pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios/antibióticos ou até  indicar a uma cirurgia, em que será possível corrigir defeitos que favorecem o aparecimento de placa bacteriana.

Outras técnicas complementares ainda podem ser adotadas:

Pasta de dente para gengivite: O dentista também pode recomendar o uso de uma pasta dental específica para pessoas que problemas na gengiva. Alguns produtos, devidamente prescritos, contém substâncias que aceleram a recuperação da saúde bucal. Enxaguantes bucais e escovas de dentes para gengivite também podem ser indicados com a mesma finalidade.

Para não voltar a sofrer com a gengivite, ou mesmo não passar por tudo isso, a melhor saída é manter uma higiene bucal adequada: escovar os dentes após as refeições, utilizar fio dental e visitar o dentista regularmente. Conte com a Clifame para manter seu sorriso em dia. Somos uma policlínica acessível localizada em Curitiba e São José dos Pinhais (PR) com todos os tratamentos e exames odontológicos que você precisa. Agende sua avaliação! 

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv