Quanto tempo dura o clareamento dental?

Após o procedimento, é importante redobrar os cuidados com os dentes . Disso também depende quanto tempo dura o clareamento dental

Atualmente, é raro encontrar uma pessoa satisfeita com o próprio sorriso, não é? É por isso que a procura por tratamentos odontológicos estéticos cresceu 300% nos últimos três anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE). Um dos procedimentos mais buscados é o clareamento dental. É comum acreditar que após conquistar o efeito branquinho, não é preciso mais se preocupar com os dentes. Porém, é preciso redobrar os cuidados para que o amarelado e as manchas não retornem. 

Mas afinal, quanto tempo dura o clareamento dental?

Os efeitos e a duração do clareamento dental mudam de pessoa para pessoa. Ainda assim, pesquisas mostram que cerca de 90% dos clareamentos mantêm uma boa durabilidade durante o primeiro ano. Já para os amantes de cigarro, refrigerante, café e outras bebidas com corantes, a duração pode encurtar para, em média, seis meses. Se as instruções passadas pelo dentista forem seguidas à risca, o tratamento pode durar até três anos. Ou seja, o cuidado do paciente com a alimentação e higiene vão definir a durabilidade do procedimento. 

É importante ressaltar que a descoloração dos dentes ao longo do tempo é comum, como consequência do processo de envelhecimento natural e também por fatores externos, como a alimentação. Ainda assim, mesmo que o dente volte a amarelar, a cor nunca voltará a ser como antes do clareamento. Após um período recomendado pelo dentista, é possível realizar um retoque do branqueamento, com um procedimento rápido e que requer menos tempo de aplicação do gel.

Confira abaixo algumas dicas para prolongar o efeito do clareamento dental: 

  • Faça uma boa higienização da boca após cada refeição, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal. Essa é a melhor forma de prevenir manchas e remover placas bacterianas.
  • Escolha pastas e enxaguantes bucais sem corantes, para não correr risco de manchar os dentes.
  • Para garantir um efeito mais duradouro, é preciso deixar alguns vícios para trás. A nicotina e o alcatrão, química presente na fumaça do cigarro, deixam os dentes amarelados e ajudam na formação de tártaro, placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. Então, evite ou pare de fumar!
  • Ao tomar bebidas como café, chá, vinho e isotônicos, utilize um canudo não descartável, para que o líquido e, consequentemente, o pigmento não entre em contato com os dentes. 
  • Evite usar batons com cores muito fortes todos os dias. Se o pigmento entrar em contato com os dentes, pode causar manchas.

Seja o clareamento caseiro ou de consultório, ambos têm resultados e durabilidade semelhantes. As principais diferenças entre os dois se dá duração do procedimento e pela forma como é feito. No clareamento caseiro, o paciente aplica o gel em um molde de silicone, feito sob medida, em um período de 15 dias. Quando feito no consultório, é possível notar os resultados do clareamento a partir da primeira ou segunda sessão de 50 minutos.

É importante lembrar que todo clareamento, independente do tipo, precisa de acompanhamento de um dentista para evitar eventuais problemas que possam surgir. Aproveite e faça um agendamento com os nossos especialistas agora mesmo!

Serviço – Clifame

Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba

(41) 3223-1262

www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:

Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy

Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL

SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv