Mitos e verdades sobre implantes dentários

 

Apesar de ser um procedimento comum, ainda há muitas dúvidas em torno do assunto. Confira os mitos e verdades sobre implantes dentários

Quando falamos de saúde bucal, todo cuidado é pouco. Seja por higienização incorreta, falta de acompanhamento com dentista ou problemas na estrutura óssea, não é raro que ocorra a queda de um ou mais dentes. Nesse caso, a saída pode ser a realização de um implante dentário. O procedimento é indicado quando o paciente perde o dente e a sua raiz, sendo necessário substituir as duas partes. Mesmo sendo um procedimento bastante comum, ainda existem muitas dúvidas em torno do assunto. Por isso, a Clifame esclarece dúvidas recorrentes sobre implante dentários. Confira:

  • “Colocar implante dói”

Mito. Durante o procedimento, o paciente não sente dor alguma, já que há a possibilidade de realizar o tratamento com a sedação consciente. O método se baseia na redução mínima de consciência, em que são mantidos os reflexos protetores, respiração espontânea, capacidade de resposta a estímulos físicos e comandos verbais.

  • “Os implantes são dentes de verdade”

Mito. A prótese fixa é desenvolvida com pinos de titânio, que são totalmente compatíveis e se adaptam ao organismo. Mesmo se tratando de dentes artificiais, a higienização correta deve ser rigorosa, pois pode afetar a saúde das gengivas, onde são implantados os pinos.


Que tal saber mais sobre implante dentário?
Clique aqui e baixe o Guia de Implante


  • “Pacientes com perda de osso da podem receber o implante”

Verdade. Antes de realizar o procedimento, é preciso realizar uma cirurgia de enxerto ósseo na área em que o implante é indicado. Para isso, é importante que o intervalo entre a colocação de enxerto e o implante seja respeitado.

  • “Os implantes podem ser rejeitados”

Mito. Feito de titânio, o material dos implantes dentários é inerte ao osso, ou seja, o organismo não percebe que tem algo diferente no lugar do dente. Em caso de falha após a cirurgia, o que pode acontecer é uma contaminação ou infecção. Por isso, escolha profissionais de confiança.

  • “A pessoa que recebe implantes dentários pode se alimentar normalmente”

Verdade. Nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente precisa seguir as recomendações do cirurgião e passar por algumas restrições alimentares durante o processo de cicatrização, mas após o período, está liberado para comer qualquer alimento observando alguns cuidados.

  • “Qualquer pessoa pode colocar implantes dentários”

Mito. É necessária uma consulta de avaliação inicial para verificar se o espaço entre os dentes, abertura da boca e as condições de saúde geral e bucal estão aptas para o procedimento. O profissional solicita alguns exames de imagem que indicam se o implante se encaixa no osso. Além disso, o paciente deve ter mais de 18 anos, pois é nesse momento que termina o processo de formação dos ossos faciais.

  • “Pacientes tabagistas ou diabéticos não podem colocar implante”

Mito. Fumantes e diabéticos podem realizar o procedimento, desde que a diabetes esteja controlada e o médico autorize. Ainda assim, o implantodontista precisa ter mais cautela no procedimento e na medicação recomendada para o paciente. Fumantes, por outro lado, podem fazer o procedimento, mas correm mais risco de perder os implantes devido aos prejuízos causados pelo cigarro. Para maior sucesso do tratamento, recomenda-se não fumar após o procedimento.

Na falta de um ou mais dentes? Não perca mais tempo e marque uma consulta com os especialistas da Clifame!

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv