Medo de dentista? Conheça a técnica de relaxamento mais utilizada

O método serve para tranquilizar o paciente e permitir que ele mantenha a saúde bucal em dia

Tem muita gente que só de pensar em ir ao dentista, já sente calafrios. Sabia que o medo de dentista tem nome e em casos mais graves pode ser diagnosticado como Odontofobia? Se você tem medo, mas enfrentá-lo para manter a saúde bucal, a sedação consciente pode ser a solução ideal.

A maioria das doenças bucais podem ser evitadas com visita periódicas ao dentista e a maior parte dos atendimentos evitam experiências traumáticas para os pacientes, como doenças graves. Em procedimentos como extrações e canais profundos, o paciente precisa obrigatoriamente ser sedado, a novidade é que agora, mesmo em procedimentos simples algumas técnicas de sedação estão sendo amplamente utilizadas para apoiar os pacientes com medo.

O que é a sedação consciente?

Imagine que você precisa realizar um tratamento odontológico e pode ter a opção de “dormir e só acordar quando tudo estiver terminado”, pois é exatamente isso que a sedação consciente proporciona. O paciente tem seu nível de consciência minimamente rebaixado e é capaz de responder estímulos físicos e comandos verbais, além de manter seus reflexos protetores, como em um estado de sono profundo.

CONSULTE DENTISTAS DE CONFIANÇA.CLIQUE AQUI E AGENDA SUA CONSULTA NA CLIFAME

Quais os tipos de sedação consciente estão disponíveis?

Existem três possibilidades de aplicação:

Método inalatório: O medicamento utilizado nesta modalidade é o óxido nitroso, o mesmo utilizado em endoscopias. Nesse método, o paciente inala o óxido nitroso por meio de uma máscara, permitindo que fique mais relaxado, reduzindo assim o medo e a ansiedade. O efeito é imediato e dura somente o necessário para a realização do tratamento dentário. No final, o paciente pode voltar imediatamente para sua rotina, além de comer e beber normalmente.

Método Endovenoso: Na sedação venosa, o médico anestesiologista aplica um sedativo, como o benzodiazepínico, diretamente na veia do paciente no próprio consultório do dentista, não precisa ir ao hospital. O resultado é que o paciente adormece e o procedimento necessário pode ser realizado sem estresse. Vale ressaltar que a sedação endovenosa não é anestesia geral, mas sim uma técnica que induz quimicamente o relaxamento do paciente.

Método Oral: caso o paciente tenha medo de agulhas, é possível realizar a sedação consciente por via oral, entretanto, para isso é importante que o paciente disponha de tempo. A técnica é um pouco mais demorada, então é preciso chegar à clinica com  antecedência para que a sedação seja realizada antes do procedimento.

Em quais procedimentos posso optar pela sedação consciente?

A sedação consciente pode ser realizada em quase qualquer pessoa, mesmo diabéticos, hipertensos, pessoas em tratamento com outros medicamentos, idosos e crianças a partir de 4 anos. Entretanto, a avaliação do paciente pelo dentista e pelo anestesista é  imprescindível. A técnica é amplamente utilizada em implantes, extração de siso e outras cirurgias orais, reabilitação oral, clareamento, restauração, limpeza, entre outros.

Se você tem medo, fobia, ou simplesmente prefere realizar o seu tratamento com o uso de sedativos, converse com o seu dentista sobre essa possibilidade. Aqui na Ciflame, uma equipe especializada está preparada não apenas para realizar os tratamentos dentários que vão deixar seu sorriso bonito e saudável, mas também para fazer com que o tratamento seja o mais tranquilo possível. Faça seu agendamento!

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv