Dor no dente pode ser sinal de cárie: saiba o que fazer

Vilã da saúde bucal, a cárie pode causar infecções graves e levar à perda total dos dentes

Uma das doenças bucais mais conhecidas, a cárie é uma infecção causada pelo acúmulo de placas bacterianas, somadas ao excesso de açúcares e a má higiene bucal. Quanto mais tempo permanecem nos dentes, mais danos causam. Os sintomas mais comuns são a dor no dente, a sensibilidade a alimentos quentes e gelados, manchas marrons na superfície do dente e gengiva dolorida. Odontologistas classificam a cárie em três tipos:

Coronária: Fica na superfície dos dentes ou entre eles; é mais comum em crianças e adultos.
Radicular: Com o passar dos anos, a gengiva se retrai e deixa a raiz do dente mais visível, o que pode facilitar o aparecimento de cáries.
Recorrente: Cárie que aparece um dente que já teve cárie antes.

Fases da cárie

A cárie se desenvolve em cinco etapas. Na última delas, o paciente corre o risco de perder o dente, por isso é importante visitar o dentista regularmente e manter a saúde bucal em dia.

1 – Mancha branca e porosa, difícil de ser vista
2 – Pequeno furo no esmalte do dente
3 – Perfuração na dentina
4 – Alcance da polpa
5 – Fratura no dente

CONSULTE DENTISTAS DE CONFIANÇA.CLIQUE AQUI E AGENDA SUA CONSULTA NA CLIFAME

Diagnóstico

É muito importante ir ao dentista assim que os primeiros sintomas forem notados. O profissional poderá avaliar a arcada dentária e confirmar se o problema é realmente uma cárie ou se a causa é diferente. Nunca deixe para depois. Cáries não tratadas podem virar infecções graves e levar à perda de um ou mais dentes.

Tratamento

Não tem segredo, o tratamento odontológico é a única forma de tratamento da cárie. Se ela ainda estiver no início, o dentista pode resolver o problema em uma sessão, mas se a fase for mais avançada, a recuperação pode levar mais tempo e exigir procedimentos mais complexos, como o tratamento de canal ou instalação de uma prótese.

Nos casos mais comuns, a cárie é retirada por meio da obturação, em que, além da remoção da cárie, o dentista cobre a área com uma substância, que pode ser feita em resina, porcelana e outros materiais. O procedimento pode exigir o uso de anestesia local para garantir que o paciente não sinta nenhuma dor no dente.

Prevenção

Não espere o problema aparecer. Previna a cárie fazendo uma boa limpeza nos dentes após as refeições, passe o fio dental, use enxaguante bucal, evite o consumo excessivo de alimentos com muito açúcar e, igualmente importante, visite seu dentista a cada seis meses. Alguns alimentos ajudam a limpar a superfície dos dentes; outros estimulam a produção de saliva, o que também ajuda a prevenir a cárie. É o caso de alimentos como maçã, cenoura, pepino e outros produtos ricos em fibra.

Cuide da sua saúde bucal. Agende uma consulta na Clifame!


Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv