Como o implante é colocado? Tire suas dúvidas

Ter os dentes saudáveis é sinônimo de qualidade de vida e melhora da autoestima. Só quem perdeu um dente sabe o quanto isso pode atrapalhar seu bem-estar e o relacionamento com as pessoas. A falta de um dente pode desalinhar a arcada, prejudicar a mordida, reduzir a capacidade de mastigação, sobrecarregar os dentes vizinhos (o que também pode deixá-los tortos) e causar perda óssea. Por isso, é importante não deixar o espaço vazio. O implante dentário tem essa função.  A Clifame preparou um passo a passo de como funciona o procedimento.

O implante é uma peça feita de titânio que funciona como uma “raiz artificial” onde o dentista vai fixar a prótese. O procedimento é dividido em cinco etapas: exames e diagnóstico; cirurgia; pós-operatório e manutenção.

O primeiro passo é procurar um cirurgião-dentista. O profissional vai fazer o histórico clínico do paciente e realizar exames complementares, que permitem precisar medidas e condições da área que vai receber o implante, avaliar a saúde bucal, saber se há osso suficiente ou se precisa de enxerto.

Após esse processo, é a hora da cirurgia, que é realizada no próprio consultório do dentista, com anestesia local e dura cerca de 30 minutos. O paciente não sente dor alguma. O procedimento é feito em duas etapas principais: a cirurgia onde será feita a colocação dos pinos e a fixação do dente artificial.

CONSULTE DENTISTAS DE CONFIANÇA. CLIQUE AQUI, E AGENDA SUA CONSULTA NA CLIFAME

Passo a passo da cirurgia

A palavra cirurgia pode assustar, mas não há o que temer, pois é um procedimento simples e realizado no próprio consultório. O dentista vai colocar um molde onde terá o local exato para fazer um pequeno corte. Depois vai retirar essa modelagem e fazer incisão e deslocamento da gengiva. Após esse processo, serão utilizadas pequenas brocas para perfurar a região óssea. Cada uma delas tem uma função diferente.

O profissional começa a colocação do pino de titânio. É utilizada outras brocas para colocar o pino da melhor forma possível e vencer a resistência óssea. O implante é inserido e coloca-se uma tampa de proteção. Depois, o dentista vai suturar a região que ficará de repouso até a cicatrização, que pode levar até quatro meses, dependendo da osseointegração (quando implante é totalmente incorporado pelo osso, funcionando como uma raiz natural).

No retorno do paciente, o dentista vai retirar a sutura e o cicatrizador e vai colocar um pilar metálico, chamado de prova da UCLA, para receber o implante.

É importante ter gengivas saudáveis e ossos apropriados para receber o implante e dar a sustentação que ele precisa. Se esse não for o seu caso,  o cirurgião-dentista faz um enxerto ósseo, que permite o aumento da altura ou da espessura do osso no local em que o implante vai ser instalado.

Pós-operatório

A recuperação é muito rápida. É indicado fazer compressas com gelo nas primeiras 48 horas para diminuir o inchaço, seguir uma dieta leve nos sete dias seguintes, entre outras recomendações, além de continuar mantendo a higiene bucal nesse período, mas sem escovar a área em que a cirurgia foi feita. Passado o período de cicatrização, será colocado o dente (coroa).

.

Quer saber mais? Preparamos um E-book respondendo as principais dúvidas sobre o procedimento e como ele pode ajudar na sua estética e saúde bucal. Clique aqui e faça o download.

.

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv