Clareamento dental: tudo o que você precisa saber
O clareamento dental é uma técnica que garante não só dentes mais brancos, mas devolve a autoestima do paciente
Você sabia que clareamento dental é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas odontológicas? Para se ter uma ideia, a demanda pelo procedimento aumenta 30% ao ano no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Não é para menos, o tratamento garante o tão desejado sorriso branquinho e, mais do que isso, dá mais autoestima ao paciente. Antes de correr para o dentista, continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental:
O que é clareamento dental?
É um procedimento realizado com substâncias químicas, à base de peróxido de hidrogênio, que quebram partículas escuras e amareladas dos dentes. Como qualquer procedimento odontológico, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta e sob supervisão de um dentista. Para isso, antes de iniciar o tratamento, são realizados exames, como o Raio-X, para verificar se não há cáries e infiltrações, que podem comprometer o efeito desejado.
Tipos de clareamento
Existem dois tipos de clareamento dental: o caseiro e o realizado em consultório. No tratamento caseiro, o próprio paciente aplica o gel clareador nos dentes, usando uma moldeira, feita pelo dentista. Geralmente, deve ser feito à noite, antes de dormir. Lembre-se: o tratamento caseiro também é feito sob supervisão de um profissional e todos os materiais usados no procedimento devem ser indicados pelo dentista.
Já no outro método, o dentista aplica em consultório o produto com maior concentração do que a do gel utilizado em casa, com proteções adequadas para lábios e gengivas.
O tratamento dói?
Durante e após uma sessão de clareamento, é normal sentir os dentes mais sensíveis. Isso ocorre pela alta quantidade de agentes clareadores à base de peróxido. Consequentemente, é comum sentir sensibilidade ao ingerir alimentos gelados ou muito quentes. Para aliviar o sintoma, o paciente pode usar um creme dental específico para sensibilidade dentária; escovar os dentes com escova de cerdas macias e com água morna; e evitar o uso excessivo de pasta dental com composição branqueadora. Porém, a sensibilidade dos dentes e da gengiva desaparece com a finalização do tratamento.
Cuidados
Após o procedimento, é fundamental seguir todas as orientações do dentista para manter os dentes branquinhos. O cuidado com a alimentação, durante e após o tratamento, é fundamental. É preciso evitar alimentos e bebidas com muitos corantes, sejam artificiais ou naturais. Além disso, o paciente deve incluir consultas frequentes ao dentista.
Os dentes voltam a escurecer?
Ao longo dos anos, é normal que os dentes escureçam. Isso acontece por causa do envelhecimento natural dos dentes e pelo alto consumo de bebidas ou comidas com muita pigmentação escura, como chás, café, refrigerantes ou chocolate. Esses dois fatores desgastam o esmalte dos dentes, dando uma aparência mais amarelada. Entretanto, se as instruções passadas pelo dentista forem seguidas à risca, o efeito pode durar até três anos, seja no método caseiro ou em consultório.
Contraindicações
Ainda que seja um procedimento simples, existem contraindicações. Entre as pessoas que não devem fazer clareamento estão:
- Pacientes menores de 15 anos;
- Pacientes com cáries, restaurações defeituosas ou problemas na gengiva;
- Mulheres grávidas;
- Pessoas que estejam passando por algum tratamento médico invasivo;
- Pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador.
Ou seja, é importante ressaltar que, mesmo que seja um procedimento de estética, é fundamental seguir as orientações e o acompanhamento de um dentista profissional.
Quer deixar seus dentes mais brancos e alinhados? Marque sua consulta com um especialista da Clifame! Aqui as consultas têm baixo custo. E não se preocupe, durante a pandemia, a Clifame está seguindo todos os protocolos necessários para garantir um atendimento seguro aos pacientes. Aproveite e faça o seu agendamento agora mesmo.
Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
www.clifame.com.br
Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv