Clareamento dental a laser: tire suas dúvidas

Para um sorriso perfeito, ter dentes alinhados não é mais suficiente. Cada vez mais pessoas procuram técnicas de clareamento dental para ter dentes brancos. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a procura aumenta na ordem de 30% ao ano no Brasil.

O que é o clareamento dental

O clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas que removem manchas e o aspecto amarelado dos dentes. O gel clareador usado no procedimento tem uma formulação de peróxido de hidrogênio, em concentrações variadas, mudando de acordo com o tipo de clareamento escolhido pelo paciente. Após entrar em contato com a superfície do dente, o processo químico é ativado, liberando oxigênio, que quebra as partículas de pigmento que deixam os dentes amarelados.

O procedimento tem finalidade estética, então, desde que esteja aprovado pelo dentista, qualquer pessoa pode fazer.

Aproveite para agendar agora mesmo o seu clareamento dental

Laser e LED

Muitas vezes o clareamento feito por LED e por laser são confundidos. Ambos são fontes de luz, mas se diferem em relação à cor e direção da luz. Enquanto o laser apresenta cor bem definida e segue um caminho reto, o LED apresenta uma variedade maior de cores de uma única vez  e se propaga por uma região maior. Além disso, somente o laser pode ser utilizado para fins cirúrgicos, como no caso de cortes e coágulos.

Entenda as diferenças entre o clareamento dental com laser e com LED:

  • Clareamento dental a laser: Esse tipo de clareamento é recomendado para quem deseja obter resultado mais rápido. Após aplicar um gel com grande concentração de agentes clareadores sobre o dente, aplica-se o laser. A função do laser não é reduzir a duração da sessão, mas sim diminuir a sensibilidade depois do procedimento, que pode ser agressivo aos dentes. O número de sessões varia de acordo com o grau de amarelamento.
  • Clareamento dental com LED: Nesse caso, o LED é utilizado para intensificar o poder do gel clareador. Pode ser menos agressiva que o laser.
  • Combinação de laser e LED: busca combinar as vantagens oferecidas pelos diferentes tipos de luz, também utilizando os géis clareadores;

Cuidados

Durante o procedimento é importante ter certos cuidados, sempre seguindo as orientações de seu dentista.

  • Alimentação: para preservar o efeito do clareamento, é recomendado evitar o consumo de comidas e bebidas coloridas, como cenoura, café, chás, vinho tinto, beterraba, açaí e molho de soja. Alimentos muito ácidos, como limão, laranja, abacaxi e bebidas alcoólicas também não são recomendados, pois aumentam a sensibilidade dos dentes.
  • Higiene: Após consumir alimentos ácidos ou com corantes, é recomendado esperar de 20 a 30 minutos para escovar os dentes, já que é tempo suficiente para neutralizar  o ph bucal e evitar a erosão dentária.

Hábitos como fumar, ingerir bebidas alcoólicas e usar batons com cores fortes devem ser evitados, principalmente logo após o procedimento.

Contraindicação

Apesar do clareamento dental ser uma técnica muito utilizada, nem todas as pessoas podem fazê-lo. Por isso, é necessário procurar um profissional que fará a avaliação de cada caso.

As contraindicações do clareamento dental incluem:

  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com sensibilidade dentária ou irritação gengival
  • Pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo
  • Pessoas com muitas restaurações nos dentes
  • Menores de 18 anos

Na Clifame fazemos clareamento dental e outros tratamentos estéticos como botox, aproveite e faça o seu agendamento agora mesmo.

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv