5 sinais de que você tem bruxismo

O diagnóstico é geralmente feito após exames que descartem outros problemas inflamatórios ou bucais, mas é importante estar atento para evitar complicações

Você costuma acordar sentindo dor nos dentes e na mandíbula, zumbidos no ouvido e rigidez no pescoço? Se a resposta é sim, você pode ter bruxismo, uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger dos dentes, principalmente durante o sono.

As causas ainda não são totalmente certas, mas investiga-se que a disfunção esteja relacionada a fatores genéticos e também a situações de estresse, tensão e ansiedade, bem como a condições físicas onde o fechamento da boca e o encaixe dos dentes não se dão de maneira adequada.

Sintomas

O paciente que manifesta o bruxismo pode apresentar mais de um dos sintomas abaixo combinados:

  • Pressionar os dentes e/ou rangê-los muitas vezes, resultando em um som alto e muito característico;
  • Dores que se confundem com dor de dente e/ou de ouvido;
  • Dores de cabeça;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas dos dentes;
  • Dentes amolecidos, fraturados e/ou lascados;
  • Dores na mandíbula e/ou na face;
  • Estalos dos ossos da mandíbula ao mover ou mastigar.

Como identificar definitivamente o transtorno

Geralmente, no início da disfunção, o paciente não percebe os sintomas noturnos. As dores resultantes só aparecem depois de alguns dias consecutivos da pressão causada pela disfunção.

Se não forem identificados os sintomas noturnos, ao relatar as dores decorrentes os pacientes devem fazer exames que descartem inflamações dos canais auditivos, dentais e outros problemas que possam causar os mesmos sintomas. O diagnóstico de bruxismo costuma ser feito por meio da observação clínica do dentista.

Tratamentos disponíveis

Bruxismo não tem cura, por isso os tratamentos disponíveis buscam reduzir consideravelmente as dores e o ranger dos dentes , para evitar danos mais profundos e sintomas mais graves.

Medicamentos – Ansiolíticos podem ser indicados para reduzir o estresse e, portanto a frequência e a intensidade das crises.

Técnicas de relaxamento – Habituar-se a manter os músculos da face relaxados, policiando a pressão dos dentes tem um efeito muito positivo a longo prazo. Também recomenda-se a prática de exercícios, técnicas de meditação e relaxamentos.

Protetores bucais – em estágios iniciais, ou bruxismo sazonal, os protetores bucais  vendidos em farmácia ou lojas esportivas podem trazer benefícios aos serem usados à noite para reduzir o atrito e a pressão dos dentes.

Placas de silicone ou acrílico – Existem diferentes placas para bruxismo e a, depender do caso e da orientação do dentista, elas são moldadas no formato da arcada dentária do pacientes e se encaixam na parte inferior ou superior com o objetivo de restringir o atrito.

Intervenção ortodôntica – Em casos de oclusão (fechamento) inadequada, a intervenção ortodôntica por meio de aparelhos corretivos, restaurações, coroas e etc.

Botox – A toxina botulínica age para relaxar os músculos da face, o que impede a contração da musculatura mastigatória responsável pelo ranger dos dentes. É um tratamento que pode ser associado aos protetores e às placas.

Se você tem apresentado os sintomas de bruxismo ou conhece alguém que tenha, é importante prevenir o quanto antes. Para isso, conte com a equipe multidisciplinar especializada da Clifame onde o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento serão feitos pelos melhores profissionais a preços justos e populares.

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv