5 sinais de que você precisa de um tratamento de canal
Realizar o procedimento é importante para evitar complicações graves
Dor no dente é uma das piores dores que alguém pode sentir. Traumas, cáries avançadas, dente quebrado e infecções são alguns dos motivos para esse sofrimento. Quando isso acontece é necessário fazer um tratamento de canal o mais rápido possível, para evitar problemas futuros. É importante ficar atento para alguns sinais de que o dente precisa de uma intervenção. Por isso, listamos cinco sinais de que você precisa do procedimento.
Antes de tudo: o que é o canal?
O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente – um tecido mole que vai atá a raiz e é composto por nervos e vasos sanguíneos. A partir do momento em que essa polpa é danificada, sofre infecções e é necessário remover o tecido e fazer uma limpeza no local. É um processo que também serve para evitar a extração do dente.
CONSULTE DENTISTAS DE CONFIANÇA. CLIQUE AQUI E AGENDA SUA CONSULTA NA CLIFAME
Os cinco sinais
1. Dor
Como a polpa do dente está em uma parte mais profunda, pode causar extremo desconforto. Uma dor constante e latejante no dente pode ser um desses sinais. Há também o incômodo com a ingestão de comidas quentes e geladas. Algumas pessoas podem sentir mais dor até com baixas temperaturas do ar-condicionado. Dores na região maxilar, ouvido ou até mesmo na cabeça podem também indicar a necessidade do tratamento.
2. Inchaço
Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula. O inchaço pode afetar até a pálpebra dos olhos.
Casos sérios podem até gerar abcessos, bolsas de pus no dente causadas pela infecção. É é algo sério, doloroso e traz transtornos para a vida da pessoa. Não cuidar pode significar uma lesão mais grave ou cair na corrente sanguínea provocando sérios problemas à saúde.
3. Trauma
Alguns traumas fortes na boca, ocasionados por acidentes ou quedas, podem escurecer o dente afetado tirando toda a cor branca e natural. Isso acontece por causa de uma necrose após a ruptura nervosa da polpa. Nesses casos, também é indicado o canal.
4. Fratura no dente
Quando há uma quebra no dente, a fratura pode deixar o nervo exposto às infecções. O dentista pode indicar o tratamento de canal.
5. Estrutura dental danificada
Acontece quando a estrutura do dente está debilitada. Nesses casos o paciente pode não sentir tanta dor e é descoberto por meio de uma radiografia.
Descoberta do problema e procedimento
A identificação do problema acontece com uma radiografia. No exame, o dentista vai saber qual o tamanho da lesão e o melhor tratamento. Após a identificação e indicação do canal, será aplicada uma anestesia local para evitar dor. Não é comum ser um tratamento doloroso.
Depois, o endodontista, responsável pelo tratamento, vai limpar bem a área afetada retirando o tecido da polpa e preenchendo com um material que vai proteger o dente.
O tempo para fazer o canal vai depender do problema. Existem casos em que o procedimento é finalizado em apenas um dia e também há situações em que é preciso fazer mais sessões. Após o procedimento é recomendado que o paciente evite alguns alimentos duros.
Prevenção
A melhor forma de evitar problemas que levem ao tratamento do canal é cuidar da saúde e higiene bucal da melhor forma. É indicado escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, usar o fio dental e antissépticos bucais, além de comparecer ao dentista pelo menos a cada seis meses.
Quer manter sua saúde bucal em dia ou saber se precisa de um canal? Conte com a Clifame! Nossa policlínica oferece tratamentos de qualidade e acessíveis com dentistas de confiança. Entre em contato e agende a sua avaliação.
Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/
www.clifame.com
Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv