Fases do implante dentário: do diagnóstico à manutenção

Tratamento leva de três a quatro meses para ser concluído e inclui procedimentos que garantem a segurança de um sorriso saudável. Conheça todas as etapas.

Se você está considerando fazer um implante dentário ou recebeu essa recomendação do dentista, precisa conhecer todos os procedimentos que envolvem o tratamento e as suas diferentes etapas. Vale lembrar que o implante é uma peça feita em titânio que funciona como uma “raiz artificial” onde o dentista vai fixar a prótese. Por ser um tratamento minucioso e personalizado, oferece mais segurança, conforto e durabilidade, além de um sorriso saudável.

O implante é dividido em cinco etapas: exames e diagnóstico; cirurgia; pós-operatório e manutenção. É importante que o dentista explique cada uma delas e tire todas as dúvidas que o paciente tiver. Portanto, não tenha medo de perguntar. Ter um bom diálogo com o especialista faz toda diferença para o sucesso do tratamento.

Para ajudar, a Clifame preparou uma lista com as cinco fases do implante dentário. Confira:

1 – Exames e diagnóstico

Quem já passou por essa situação sabe bem: não há nada pior que perder um ou mais dentes. Ainda mais se for naquela festa de família, entre os amigos ou até mesmo na hora da refeição. E o que fazer quando isso acontece? Primeiro: não deixe para depois! Procure uma clínica que ofereça odontologistas de confiança.

O profissional vai fazer o histórico clínico do paciente e realizar exames complementares, como radiografia ou tomografia, que permite precisar medidas e condições do área que vai receber o implante, avaliar a saúde bucal, saber se há osso suficiente ou precisa de enxerto e prever a estética final. Todo esse processo também vale quem não perdeu o dente, mas precisou extraí-lo na própria clínica odontológica. Com o resultado dos exames, o dentista pode planejar o próximo passo.

2 – Cirurgia

O momento da instalação do implante dental será determinado pelo cirurgião-dentista. O procedimento leva cerca de 30 minutos e pode ser realizado no consultório, com a anestesia local. Ou seja, o paciente não vai sentir dor. São raros os casos em que a anestesia geral é feita.  O cirurgião-dentista faz uma pequena abertura na gengiva para ter acesso à região que precisa receber uma prótese. Logo depois, ele inicia a instalação do implante com o tamanho e a angulação necessária.

CONSULTE DENTISTAS DE CONFIANÇA. CLIQUE AQUI, E AGENDA SUA CONSULTA NA CLIFAME.

3 – Pós-operatório

A recuperação é muito rápida. Fazer compressas com gelo nas primeiras 48 horas para diminuir o inchaço, seguir uma dieta leve nos sete dias seguintes, entre outras dicas, são essenciais para uma boa recuperação. É importante continuar mantendo a higiene bucal nesse período, mas sem escovar a área em que a cirurgia foi feita.

O cirurgião-dentista vai passar todas as instruções sobre isso, mas geralmente pede-se higienização com soro fisiológico. O processo completo de cicatrização pode levar até quatro meses, dependendo da osseointegração (quando implante é totalmente incorporado pelo osso, funcionando como uma raiz natural).

4 –  Instalação da prótese

Depois do processo de cicatrização, é hora de voltar ao dentista para colocar a prótese, que será modelada e produzida para que tenha o encaixe perfeito na boca. Para algumas pessoas este processo pode ser realizado já após a instalação dos implantes e pode levar de três a seis meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante. Após o término do tratamento, que pode durar de três a quatro meses, já é possível mastigar qualquer tipo de alimento.

5 – Manutenção

A correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista são fundamentais para o sucesso do tratamento. Os cuidados com a escovação devem ser os mesmos feitos com os dentes naturais, mas só o profissional é capaz de avaliar a saúde do dente implantado. O recomendado é fazer uma visita ao dentista, no mínimo, uma vez por semestre. Caso sinta algum tipo de incômodo, antecipe a consulta.

.

Quer saber mais? Preparamos um E-book respondendo as principais dúvidas sobre o procedimento e como ele pode ajudar na sua estética e saúde bucal. Clique aqui e faça o download.

.