Descubra qual o melhor tipo de prótese dentária para você

Removível, fixa, total, parcial: são diferentes soluções para resgatar a saúde da boca e a autoestima  

Como você já viu aqui no blog da Clifame, a perda de um ou mais dentes pode causar uma série de prejuízos à saúde corporal. Além de comprometer a mastigação, a fala e toda a arcada dentária, muda a estética do rosto e pode até causar problemas como gastrite e ulceras. É para garantir que nada disso aconteça que existem as próteses, dentes artificiais que restauram o sorriso e mantêm o bom funcionamento da saúde bucal. Elas recuperam a autoestima e oferecem a possibilidade de experimentar todos os tipos de alimento.

Para cada problema, uma solução

A odontologia está sempre buscando soluções novas e personalizadas para as necessidades dos pacientes. Hoje em dia existem diferentes tipos, tamanhos e materiais de próteses dentárias. Por isso, preparamos um post especial sobre as características dos principais modelos. Confira:

Prótese dentária  total removível

Popularmente conhecida como dentadura, é indicada para quem perdeu todos os dentes. A partir de materiais como o acrílico, o dentista confecciona uma estrutura móvel que deve se encaixar perfeitamente à boca do paciente. Por não ser fixa, pode ser retirada para dormir e para fazer higienização.

Prótese dentária parcial removível

Nesse caso, dentista faz uma estrutura de acrílico, metálica ou de silicone (flexível), que se encaixe à boca e fique ao lado dos dentes naturais. A instalação é feita com conectores, que garantem que a prótese não saia. Tanto na prótese parcial quanto no total, o paciente precisa trocar a prótese ao longo do tempo. Isso permite que não haja má adaptação com as alterações do osso e da gengiva.

A prótese é suportada pela gengiva e pode usar grampos (ganchos) nos dentes vizinhos para se manter no lugar.

CLIQUE AQUI, AGENDE SUA CONSULTA COM DENTISTA DA CLIFAME E TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS.

Prótese dentária fixa

São dentes artificiais que, como o próprio nome diz, ficam fixos na boca, sem qualquer desconforto. Geralmente, são feitos de materiais como porcelana e zircônia e podem durar a vida inteira. A instalação é feita a partir da técnica de implante, em que um dentista insere uma peça de titânio no osso da boca para fixar a coroa, ou por pino metálico ( tipo pivô) colocado dentro da raiz do dente, veja nosso artigo Pino x Implante. Podem ser unitárias ou substituir vários dentes perdidos e têm a vantagem de oferecer mais segurança.

O implante é utilizado para fixar a prótese e substituir um ou vários dentes

Fase de adaptação

É normal passar por uma fase de adaptação durante as primeiras semanas com a prótese. A fala e a mastigação precisam se ajustar à nova arcada dentária, mesmo nos modelos fixos. Se depois desse período ainda houver incômodos, é necessário procurar o dentista. As visitas ao consultório deve ser feitas, no mínimo, a cada seis meses.

Ainda precisa tirar dúvidas sobre modelos de prótese? Conte com a Clifame! Nossa policlínica oferece os melhores tratamentos com dentistas de confiança e valores acessíveis. Entre em contato e agende a sua avaliação.

Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
Whats 41 99122-3031
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com