Estresse causado pela pandemia pode acentuar problemas bucais
O crescimento da ansiedade e das preocupações diante das incertezas em torno da pandemia de Covid-19 geraram uma onda de cansaço mental e estresse que estão levando mais pessoas à procura de especialistas de psicologia e psiquiatria. Mas você sabia que o estresse causado pela pandemia também afeta a saúde bucal? Neste post, vamos falar sobre as complicações possíveis e porque é importante manter o acompanhamento com o dentista seguindo, claro, todos os protocolos de prevenção.
Bruxismo e dentes rachados
A mudança na rotina tem deixado as pessoas mais preocupadas e com mais dificuldades de conseguir relaxar. Isso tem gerado alerta para o aumento de casos de bruxismo, problema caracterizado pelo ato de ranger ou cerrar os dentes de forma inconscientemente (você pode até perceber, mas não consegue parar). Os sintomas podem incluir dentes rachados, sensibilidade nos dentes, dor nos músculos faciais, desgaste do esmalte do dente e dores de cabeça. O bruxismo costuma afetar pessoas com tensão nervosa, dor ou ansiedade.
Um artigo publicado pelo jornal The New York Times mostrou que, entre os americanos, foi percebido um maior número de casos de pacientes com rachaduras nos dentes. “Devido ao estresse do coronavírus, o corpo permanece em estado de excitação, pronto para a batalha, em vez de descansar e recarregar. Toda essa tensão vai direto para os dentes”, escreveu a prostodontista, Tammy Chen.
A profissional explica que os dentes são naturalmente quebradiços e apresentam pequenas rachaduras por causa da mastigação, não suportam muitos traumas. “Queremos evitar qualquer estresse de trituração adicional que possa fazer com que essas rachaduras microscópicas se transformem em rachaduras maiores e, em última instância, uma falha catastrófica que exige um tratamento de canal, coroa ou outro tratamento dentário importante”.
Prevenção
A melhor forma de evitar essa tensão excessiva é manter um ritmo de vida mais saudável. Em contexto de crise mundial, esse é um verdadeiro desafio, por isso, é fundamental manter visitas regulares ao dentista, principalmente porque nem todas as pessoas percebem os sinais a tempo de evitar problemas mais graves e a necessidade de iniciar tratamentos intensivos. Um especialista em odontologia poderá avaliar a situação da arcada dentária e identificar o que precisa ser feito para manter a saúde bucal em dia.
Frequentar o dentista na pandemia?
É natural ficar na dúvida, afinal, precaução nunca é demais. Mas como vimos, demorar muito tempo para marcar uma avaliação ou consulta pode ser determinante para evitar problemas graves. O que não se pode perder de vista são os protocolos seguidos nas clínicas odontológicas. Aqui na Clifame, a equipe reforçou critérios de segurança que já eram adotados, como limpeza constante de bancadas, cadeiras e maçanetas; uso de máscara e equipamentos de proteção individual, e uso luvas. Além disso, pedimos aos pacientes que cheguem pontualmente no horário agendado para evitar aglomerações na sala de espera.
No blog, você pode saber mais sobre todos os cuidados que mantemos para garantir a sua saúde e da sua família.
Há quanto tempo você não visita o dentista? Marque agora mesmo uma avaliação ou agende sua consulta com os especialistas da Clifame. Estamos preparados para te receber!
Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
Agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv