Por que franquia é o modelo mais seguro para profissionais de saúde?
Conheça a trajetória de Carla Menosso, dentista, especialista em ortodontia e primeira franqueada Clifame
É muito comum que profissionais de saúde como médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos e nutricionistas desejem abrir o próprio consultório. Para muitos esse sistema de trabalho representa mais flexibilidade, liberdade e renda. O problema é que no dia a dia da rotina administrativa e operacional nem tudo são flores. Para gerenciar o negócio é preciso conhecimento e ferramentas específicas que a formação exclusiva na área de saúde não contempla.
Quando dependem dos planos de saúde, os profissionais precisam atender mais pacientes em menos tempo, já que o repasse das operadoras não é vantajoso. Em contrapartida, priorizar o atendimento particular também é um desafio, que exige atração de pacientes em quantidade suficiente para manter as custas do consultório e lucro para o profissional.
Uma alternativa mais segura são as redes de franquia, especialmente das clínicas populares, ou clínicas de baixo custo, que oferecem vantagens adicionais aos profissionais envolvidos.
Gestão é o que interessa
O maior desafio é a gestão. É preciso gerir recursos, pessoas, atrair e fidelizar pacientes e planejar o crescimento da empresa estrategicamente, com olhar atento ao mercado, à concorrência e as demandas da população. Quem opta em se aliar a uma franquia tem o benefício de aproveitar a expertise dos administradores da rede, recebendo treinamentos, suporte e orientação, além de estar resguardado por uma marca maior. Esses foram alguns dos obstáculos enfrentados por Carla Menosso, dentista e primeira franqueada da rede Clifame.
Quer investir em franquia? Clique aqui, entre em contato e tire suas dúvidas!
Tudo começou no vestibular. Carla escolheu atuar na área de saúde e sabia que depois de formada seu destino seria no consultório próprio, agregando outros profissionais de saúde para trabalhar em um negócio liderado por ela.
O sonho começou a se realizar em 2006, quando se formou em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e começou a adquirir experiência prestando atendimento em consultórios. Em 2012 veio o segundo passo na formação em saúde, quando concluiu a especialização em Ortodontia.
Para empreender, se uniu a uma amiga e abriu um consultório próprio, mas logo se viu decepcionada. “O problema é que a faculdade de odontologia não ensina a gente a administrar uma empresa; ela nos ensina a ser dentistas e atender os pacientes”. A dupla de sócias insistiu por quase quatro anos, mas o baixo fluxo de pacientes e a falta de gestão as fizeram repensar o investimento.
Neste cenário de incertezas Carla conheceu a Clifame, começou a prestar serviços como dentista e a estudar mais o mercado. “Eu me senti segura para investir na franquia porque percebi que haveria uma equipe com conhecimento e experiência em gestão; aqui eu não estou sozinha, eu sou amparada o tempo todo”, comenta.
Suporte da franquia
Após decidir ingressar na rede de clínicas de baixo-custo, em setembro de 2017 Carla recebeu um treinamento e inaugurou a unidade da Clifame em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela continua atuando como dentista, mas reserva parte de sua agenda para se dedicar a temas administrativos, coordenando outros dentistas e profissionais de recepção. Uma vez por semana a franqueada discute estratégias com representantes da holding e já planeja ampliar a área de atuação da clínica ofertando especialidades médicas ainda no primeiro trimestre de 2018.
Serviço – Clifame Franquias
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262 | www.facebook.com/clifame | www.clifame.com