As doenças de pele mais comuns pela exposição ao sol

Contato com raios ultravioletas em excesso e sem proteção é perigoso e pode causar até câncer de pele

Verão, sol e altas temperaturas. Seja para quem ama esse cenário digno de uma boa praia, seja para quem torce pelos dias mais gelados, uma coisa é fundamental: a proteção da pele. Em “boas doses”, o sol é fundamental para manter a saúde do corpo, pois fornece a vitamina D, responsável por facilitar a absorção de cálcio no organismo. Por outros lado, se houver exposição em excesso, o sol pode ser um grande vilão. Nesse caso, os raios ultravioletas ultrapassam a camada da pele e, além de envelhecimento precoce, podem causar doenças graves. Conheça as mais comuns:

1.Queimaduras

Os raios solares em excesso podem causar queimaduras. Os primeiros sinais são manchas avermelhadas, ardência, mudança na textura da pele ou até, em casos mais graves, a formação de bolhas.

2. Melasmas

Manchas marrons que aparecem, principalmente, no rosto, mas também podem surgir em outras regiões, como braços e pescoço.  Um dos fatores que desencadeiam os melasmas é o excesso de exposição aos raios ultravioletas.

3. Acne Solar

Segundo a Associação Brasileira de Dermatologia, a exposição excessiva ao sol faz com que a pele produza mais oleosidade, criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos que causam a acne. Para evitar isso, use protetores solares sem óleo (oil free) e lave o rosto com frequência para eliminar impurezas.

4. Problemas de visão

Usar óculos escuros não é só questão de estilo, é proteção. Os raios ultravioleta também geram doenças oculares, como catarata (uma das principais causas de cegueira entre adultos), pterígio (crescimento de um tecido transparente da córnea) e fotoceratite (queimadura ocular).

5. Câncer de Pele

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de pele é o mais frequente no mundo. Pode ser classificado como melanoma, mais raro e que pode levar à morte; e não melanoma, que apesar de menos grave, pode causar deformações no corpo. Seus principais sintomas são manchas que coçam e descamam a pele, pintas e feridas que não cicatrizam.

Cuide-se!
Vale sempre reforçar: use filtro solar adequado para o seu tipo de pele e evite tomar sol no período entre 10h e 16h. Mesmo nos dias nublados ou frios, é preciso se proteger dos raios ultravioletas.

Tem alguma dúvida? Percebeu alguma diferença na pele? Entre em contato com a Clifame e marque sua consulta com nossos dermatologistas.


CLIFAME
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/clifame
www.clifame.com.br

Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv