Crises de sinusite são comuns na temporada outono/inverno: conheça o tratamento
Saiba como ela se manifesta e quais são os tratamentos mais comuns para a sinusite
Basta a mudança no clima para que os alérgicos sofram com inúmeras crises. A maioria delas, além de muito incômoda, pode culminar em uma doença secundária: a sinusite. O quadro infeccioso também pode ser desencadeado por vírus, bactérias ou fungos. Neste post, a Clifame te explica o que é a sinusite, como se manifesta, quais os sintomas, como conseguir o diagnóstico correto e quais sãos os tratamentos clínicos disponíveis atualmente.
O que é a sinusite
A sinusite é uma inflamação das mucosas do seio face, que compreende as áreas ao redor das maçãs do rosto, dos olhos e do nariz. Quando essas cavidades ficam inflamadas e acumulam muco, a pessoa sente pode sentir fortes dores.
Quais sãos os sintomas
Entre os sintomas mais comuns estão a tosse, dor/sensação de pressão na cabeça, redução ou perda do olfato, congestão nasal, fadiga e perda de olfato. Também é comum ter dores na região do nariz, atrás dos olhos, nos ouvidos, espirros, febre, mal-estar, inchaço e/ou sensibilidade no rosto.
Como é feito o diagnóstico
Quando mais de dois sintomas combinados perduram além de uma semana é provável que o paciente tenha sinusite. Para que o diagnóstico certo seja feito é recomendado o raio-x ou uma tomografia da face. Os pacientes com sinusite podem ser divididos em dois grupos: os que manifestam a versão crônica da doença: quando o inchaço da face e a inflamação dos seios nasais perduram por mais de duas semanas; e os que apresentam a sinusite aguda: quando a combinação de sintomas dura menos de 14 dias.
Quais os tratamentos possíveis
A depender do quadro clínico, o médico pode optar por ministrar corticoides, anti-inflamatórios, antialérgicos, spray e lavagens nasais. Em casos extremos e recorrentes, o otorrino pode até recomendar a cirurgia, que consiste na raspagem dos seios nasais para desobstrução e limpeza dessas cavidades.
Para a prevenção de doenças das vias respiratórias, incluindo a rinite e a sinusite, recomenda-se a lavagem diária com soro fisiológico ou água (filtrada ou fervida) salinizada na temperatura suportada pelo paciente (cerca de 40º / 42º). Para realizar a lavagem, ferva uma xícara de chá de água e, após a fervura, acrescente uma colher de chá rasa de sal, mexa por cerca de um minuto. Encha uma seringa grande com o bico previamente cortado (para encaixar confortavelmente no nariz) e pressione o líquido no interior da narina. Mantenha a boca aberta. Fazendo dessa lavagem um hábito, em pouco tempo você perceberá uma melhora significativa e diminuição na frequência das crises.
Apesar da lavagem ser ótima aliada na prevenção de crises, é preciso manter um tratamento médico regular. Na Clifame você conta com profissionais de todas as especialidades preparados para diagnosticar e tratar diferentes tipos de alergia e quadros infecciosos, como a sinusite. Ligue e agende já a sua consulta.
Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/
www.clifame.com
Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv