Dentes perfeitos: descubra se você precisa usar aparelho
Saiba quais são os principais casos de tratamento ortodôntico e verifique se seu sorriso realmente dispensa o uso de aparelho
A maioria das pessoas precisa usar aparelho ortodôntico e os motivos não são somente estéticos. Via de regra, pacientes procuram dentistas especialistas em Ortodontia em busca de um sorriso mais bonito e confiante, que proporcione benefícios para a autoestima. Já é uma causa importante, mas não é só isso.
O tratamento de Ortodontia é a solução para problemas de saúde como aspectos de fala e dicção, qualidade do sono, mastigação e respiração. O aparelho corrige imperfeições nem sempre notadas no dia-a-dia, porém determinantes para a saúde a longo prazo.
Apesar de muita gente pensar que aparelho é para quem tem “dentes tortos”, a verdade é que a maioria das pessoas deve recorrer à técnica, já que é comum que pelo menos um dos problemas apareça ao longo da formação da arcada dentária.
Conheça os principais casos que podem ser resolvidos pela Ortodontia:
Dentes sobrepostos, apinhados, afastados ou tortos
A principal razão para procurar um dentista em busca do tratamento ortodôntico é a insatisfação com a posição dos dentes. Dentes tortos prejudicam o sorriso, afetam a autoestima e o relacionamento interpessoal, já que a aparência dos dentes é fundamental para a imagem pessoal. Pessoas insatisfeitas com o sorriso riem com menor frequência e evitam fotografias.
Além das razões estéticas, os dentes tortos podem comprometer a qualidade da fala, com efeito “língua presa”, afetando o convívio e o bem-estar social.
Uma parte dos casos de desalinhamento é visível, quando há dentes nitidamente fora da posição correta, sobrepostos ou afastados em excesso. Porém, há casos mais sutis e menos perceptíveis visualmente.
Quando os dentes estão muito próximos, causam desconforto durante a higienização, principalmente na hora de passar o fio dental. Esse é um sinal de alerta: dentes com pouco espaço aumentam a proliferação de cáries e causam mau hálito. Além disso, o acúmulo de placa bacteriana desgasta o esmalte e pode causar doenças na gengiva.
Problemas de mordida
Denomina-se “mordida” a forma pela qual os dentes superiores e inferiores se encaixam quando a boca está fechada. Pessoas com mau encaixe da arcada dentária possuem problemas de mordida que podem ser corrigidos com o aparelho ortodôntico.
O que aparentemente parece não incomodar pode trazer consequências nada agradáveis. A mordida inadequada (seja profunda, cruzada ou aberta) gera um desgaste irregular dos dentes, problemas de mandíbula e dores de cabeça, falhas na fala, na respiração e na mastigação.
Espelho, espelho meu
Para fazer uma autoavaliação prévia e saber se você precisa de um aparelho, observe seu sorriso e identifique se há ocorrência de dentes sobrepostos, girados ou muito afastados. Ao passar o fio dental, certifique-se de que não há dificuldade em passar o fio dental entre os dentes. Se o fio ficar preso, é sinal de que você precisa consultar um dentista.
Faça o movimento de mordida, fechando a boca e observando se os dentes superiores cobrem totalmente os dentes inferiores. Se isso acontecer, significa que você tem uma mordida profunda, que pode ser corrigida com uso de aparelho. Observe também se sua mandíbula/queixo aparece projetada para frente ou se os dentes superiores não encostam nos inferiores.
Além disso, se você ronca, tem histórico de bruxismo ou língua presa, pode ser que você precise usar aparelhos. Mas, é claro, o mais importante é consultar um dentista especialista em Ortodontia e tirar todas as dúvidas, com uma avaliação profissional.
Quer saber mais?
A Clifame explica tudo para você! Clique aqui e baixe agora mesmo o e-book exclusivo sobre aparelho ortodôntico e tire todas as dúvidas. É fácil, rápido e gratuito.
Aproveite também para agendar sua avaliação e conversar com nossos dentistas. Clique aqui e agende agora!
Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262 | www.facebook.com/clifame | www.clifame.com