Perdeu um dente? Saiba porque o implante é a melhor solução
A falta dos dentes pode causar problemas de saúde, além do desconforto estético e dos danos à autoestima. Conheça os benefícios do implante dentário e tire suas dúvidas
Acidentes, doenças na gengiva, cáries…são muitos os problemas que podem resultar na perda de um ou mais dentes. Se você está passando por isso, deve saber que o implante dentário é o tratamento mais eficaz para voltar a ter um sorriso completo e saudável. Antes de explicar como funciona o tratamento, é importante lembrar os riscos de ficar com uma “janelinha”. Não é raro alguém que perdeu um dos dentes de trás pensar: “são tantos dentes na boca que a falta de um deles não vai fazer diferença”. Esse é um grande engano porque esse espaço vazio pode gerar uma série de complicações que comprometem não só a saúde bucal, mas toda a saúde do corpo. A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, apontou que 16 milhões de brasileiros adultos haviam perdido todos os dentes.
Como afeta a sua saúde
A falta de um dente pode desalinhar toda a arcada, prejudica a mordida, reduz a capacidade de mastigação, sobrecarrega os dentes vizinhos (o que também pode deixá-los tortos) e causa perda óssea. Ainda afeta o estômago, que vai receber alimentos menos mastigados, causando gastrites e evolução para ulceras no estomago, e provoca dores de cabeça. Seja dente de trás ou da frente, um espaço vazio gera problemas estéticos, de bem-estar e autoestima. Para evitar tantas complicações e voltar a sorrir é fundamental procurar um cirurgião-dentista experiente e qualificado.
O que exatamente é o implante dentário e como funciona
Não tem muito mistério. Os implantes são pequenos suportes (parecidos com um parafuso) feitos de titânio, um metal leve, resistente e biocompatível, o que significa que pode ser usado nos tecidos orgânicos sem oferecer riscos de rejeição. Ele é instalado pelo cirurgião-dentista dentro do osso da mandíbula ou do maxilar, se integra e passa a funcionar como uma raiz natural. Com essa segurança, o dentista pode fixar a prótese, que vai funcionar como um dente “original de fábrica”. Pronto!
O implante pode ser feito tanto por quem perdeu um dente quanto por quem perdeu mais. A diferença não é percebida, você pode morder, mastigar, falar e sorrir normalmente. E não se preocupe: antes do procedimento, o paciente recebe uma anestesia local para evitar qualquer desconforto ou dor.
É importante ter gengivas saudáveis e ossos apropriados para receber o implante e dar a sustentação que ele precisa. Mas calma: se esse não for o seu caso, tem solução. Em situações como essa, o cirurgião-dentista faz um enxerto ósseo, que permite o aumento da altura ou da espessura do osso no local em que o implante vai ser instalado. O procedimento é simples: ele retira um pedaço de osso de outra área do corpo e aplica na região que precisa de implante.
Tipos de implante
Implante unitário: Substitui a função da raiz dentária, e não depende do apoio de demais dentes. Pode ser instalado individualmente.
Protocolo: É utilizado para fixar a prótese e substituir vários dentes com um custo otimizado.
Preparamos um E-book respondendo as principais dúvidas sobre o procedimento e como ele pode ajudar na sua estética e saúde bucal. Clique aqui e faça o download.
Quem pode fazer o implante
Em geral, o implante pode ser feito a partir dos 18 anos até as idades mais avançadas. Como as crianças passam pela fase de substituição dos dentes, não é recomendado que façam esse tipo de tratamento. O mais importante é que antes de qualquer procedimento, o dentista faz uma série de exames para garantir que o paciente pode usar o implante: radiografias, tomografias, análise laboratorial, entre outros. É fundamental que todo esse processo seja feito por um profissional de confiança, que explique todas as etapas do procedimento. O tratamento completo pode durar de três a quatro meses e tem uma taxa de sucesso alta: 98%. Nos raros casos em que há algum tipo de complicação, o implante é retirado rapidamente e o dentista pode colocar um novo.
O que muda na sua vida
Aqui vem a melhor parte: com o implante você pode voltar a sorrir, se alimentar normalmente mastigando bem os alimentos – de massas à maçãs, tirar fotos e aquela selfie arrasadora, sem medo de ser feliz. A qualidade de vida muda completamente. Por ter uma adaptação perfeita, o implante dá a sensação de que o dente é natural, sem nenhum desconforto. Mas atenção: a prótese exige os mesmos cuidados de um dente comum. Higiene bucal correta com escovação após as refeições, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista são fundamentais .
Na Clifame você pode cuidar da saúde e dos seus dentes de maneira segura e com a confiança de profissionais de saúde qualificados. Agende sua entrevista com nossos profissionais e faça uma avaliação!
Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262 | https://www.facebook.com/
www.clifame.com