Conheça os principais sintomas e formas de tratamento da crise de ansiedade
Palpitações antes de uma prova importante ou uma reunião no trabalho são situações comuns do dia-a-dia de muitas pessoas, mas quando isso deixa de ser algo normal para algo prejudicial à saúde? Apesar de comum, o transtorno de ansiedade não deve ser banalizado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país da América Latina com o maior número de casos de ansiedade. De acordo com o relatório, as mulheres são as que mais sentem as consequências da doença, 8% das brasileiras, com faixa etária mais afetada de 55 a 74 anos.
Sintomas
Os sintomas não se mantém apenas no emocional. A ansiedade pode ser facilmente confundida com outras doenças por também possuir sintomas físicos, como aceleração dos batimentos cardíacos e dores no estômago. Pacientes que chegam na terapia geralmente já passaram por uma série de exames com resultados negativos para depois perceberem que o problema é emocional.
Os principais sintomas físicos para identificar um ataque de ansiedade são:
-
perda de apetite
-
taquicardia;
-
fortes palpitações;
-
aumento da temperatura corporal;
-
suor excessivo e tremores
Já as sensações psicológicas:
-
Sensação de irrealidade;
-
Despersonalização (sentir-se fora de si mesmo);
-
Desrealização (sensação de que o que está acontecendo não é real);
-
Medo de morrer, perder o controle ou o senso de realidade;
-
Sensação de estar se afogando
Tipos de ansiedade
A ansiedade se divide em vários tipos:
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizada pelo quadro de “preocupação excessiva”, em que os sintomas duram longos períodos e atrapalham os atividades do dia-a-dia do paciente.
A síndrome do pânico tem como característica o surgimento de crises de medo e desespero, mesmo que não haja motivo aparente.
A fobia social é caracterizada por manifestações de alarme, tensão, medo e desconforto desencadeadas pela exposição a uma grande quantidade de pessoas.
O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) se manifesta no paciente através de comportamentos repetitivos de pensamentos obsessivos, como verificar diversas vezes se a porta está trancada ou lavagem excessiva das mãos.
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) pode durar meses ou até anos, surge após um evento traumático e se manifesta através de flashbacks acompanhadas por intensas reações físicas e emocionais.
A ansiedade noturna é caracterizada pela dificuldade de acalmar a mente após um dia exaustivo, impossibilitando a pessoa de relaxar e dormir.
Formas de tratamento
Ao serem notados os primeiros sintomas de ansiedade, é imprescindível o acompanhamento de um especialista. Por meio da terapia, o psicólogo buscará entender os motivos que desencadearam o transtorno e como tratá-lo adequadamente, respeitando os limites e especificidades de cada paciente. Em alguns casos, o profissional poderá pedir o acompanhamento de um psiquiatra, para auxiliar na receita de remédios.
O serviço psicológico ainda é caro para a maioria dos brasileiros, mas o objetivo da Clifame é democratizar o acesso à saúde. Por isso, as consultas são mais acessíveis. Aproveite e faça o seu agendamento agora mesmo.
Serviço – Clifame
Rua Conselheiro Laurindo, 73 · Curitiba
(41) 3223-1262
https://www.facebook.com/
www.clifame.com.br
Faça seu agendamento por WhatsApp:
Curitiba – Centro: https://goo.gl/pRsmQy
Curitiba – CIC: https://goo.gl/vvY1oL
SJP – Centro: https://goo.gl/qy3zFv